Carregando



Área Restrita
Acesso ao Cliente

Ligue
(11)99356 6776

Notícias


Você está em: Notícias

Notícias




Atualizado em 02/09/2014 às 09:12

Video Curriculo: Tecnologia ajuda nos processos de seleção para vagas de emprego

Seleção pode ser feita à distância, por videoconferência. Currículo em forma de vídeo também é usado por candidatos.




Por G1 - Jornal Hoje ® - Matéria de 01/09/2014





   Currículo Digital   


A Sala de Emprego dessa segunda-feira (1) mostra como a tecnologia está mudando o mercado de trabalho e ajudando nos processos de seleção de candidatos a vagas de emprego. Agora, a seleção pode ser feita à distância, por videoconferência, os currículos podem ser em vídeo e a localização do candidato pode ser feita por GPS.
Na Cia de Talentos, empresa de recrutamento, as dinâmicas de grupo acontecem pela internet, por videoconferência. Na empresa, não existe mais aquela história de dificuldade para chegar na entrevista ou tempo de deslocamento. “A gente tem vagas para o Brasil inteiro, então você pensa que uma pessoa de Manaus não precisa vir até São Paulo para participar de um processo seletivo. Ela vai ter a mesma oportunidade dos candidatos do eixo Rio-São Paulo”, explica Adriana Agnes Rodrigues, consultora de RH.
A tecnologia que encurta distâncias também salva o bolso de todas as partes. “Diminui o custo para o candidato e para a empresa, porque ela não tem que gastar com logística, aluguel de sala, coffee break. Então, em custo e tempo, o processo é bem mais eficiente. Aí todos os lados saem ganhando”, afirma a diretora da empresa, Carla Esteves.
Em outra agência de recrutamento, a Emprego Ligado, a tecnologia ajuda a achar o emprego e o candidato. A pessoa faz o cadastro e um programa de computador identifica a vaga mais perto de casa. Tudo de graça e só com alguns cliques. Por celular, a empresa envia mensagens para os candidatos que estejam, no máximo, a quatro quilômetros da empresa que está contratando.
Jacob Rosenbloom é um dos donos da empresa e da ideia, que foca na redução do tempo de deslocamento do funcionário. Em dois anos, o site da Emprego Ligado já tem milhares de empresas cadastradas e resultados impressionantes. “Nos primeiros seis meses desse ano, somente em um semestre, a gente convidou mais do um milhão de pessoas para as entrevistas na Grande São Paulo. Dezoito por cento deles recebem uma oportunidade de emprego já no primeiro dia, 30% na primeira semana e 60% no primeiro mês”, relata o idealizador do site.
“Facilita muito porque você não tem que ficar saindo de casa muito mais cedo, você pode ver um horário mais acessível pra sair e chegar até o local, você não gasta muito tempo até chegar ao local do emprego, não chega tão cansado, já chega lá na calma, dá para fazer tudo. Eles fazem isso certinho, é só colocar o CEP e eles já mandam ali pelos arredores, muito bom”, conta a candidata Ivanicedo Nascimento Souza.
Currículo moderno
A tecnologia também ajuda na formatação do currículo, que ganha um novo formato, o vídeo. Confira dicas para montar um vídeo-currículo:
- Faça um roteiro com três conquistas e três aprendizados de sua trajetória profissional
- Tome cuidado com a roupa utilizada na gravação. Por mais que o vídeo seja feito em casa, é preciso estar apresentável, com uma roupa que você usaria se fosse a uma entrevista de emprego.
- Não esqueça de citar as informações básicas, como nome, idade, formação e objetivo. Não precisa entrar em detalhes de idioma, informática, endereço, etc, pois isso vai estar no cadastro ou no currículo tradicional.
- Quem tem portfólio na internet pode, no final do vídeo, chamar o site (com créditos embaixo).
- O ideal é se gravar e assistir a si mesmo, antes de fazer o vídeo oficial. Às vezes, depois de assistir, a pessoas percebe alguns tiques, algum gesto exagerado, alguma palavra repetida várias vezes.
- Evite passar de cinco minutos de gravação. Não é entrevista, é um currículo e precisa ser resumido.















Veja Também


Empresas digitais: uma nova era nos negócios



Cada vez mais os dispositivos móveis – tablets e smartphones – estão estabelecendo novos comportamen ...

eSocial - Empresas estão se adaptando.



90% das informações se concentram no RH.

Novos prazos e adequações para o eSocial



O que é eSocial, quando será obrigatório e por onde começar?

Tecnologia: TOTVS ® é eleita Empresa de Tecnologia do ano pela Melhores da Dinheiro



Pelo segundo ano, a TOTVS ® foi eleita a empresa vencedora no setor de Tecnologia




Deixe seu comentário:






      Receba Nossas Novidades








      Parceiros de Sucesso



      Trabalhe Concosco


Sobre Nós Nossa Especialidade Casos de Sucesso Notícias Fale Concosco Trabalhe Concosco

Copyright © 2014-2018 / Video Curriculo: Tecnologia ajuda nos processos de seleção para vagas de emprego - EF Solutions - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Masters Digital